quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Dom João, um rei de várias caras"


Dom João VI fez uma retirada estratégica vindo para o Brasil, essa decisão tornou Portugal inconquistável mesmo que a metrópole fosse como foi ocupada a cabeça do Império Português, estava erguida e salva no Brasil. Diferentemente da situação de vários monarcas europeus que caíram prisioneiros na mão de Napoleão. Tanto assim Napoleão disse “Dom João foi o único que me enganou”.
Mas hoje Dom João é visto por muitos com um rei glutão, fujão, sujo e medroso, que não sabia ou demorava tomar decisões, mas esquecem ou não sabem dos seus grandes feitos. Ele sempre foi injustiçado pela história, mas alguns historiadores estão quebrando vários estereótipos sobre ele.
Houve grandes benefícios para o Brasil com a chegada da família real, principalmente para o Rio de Janeiro. Dom João VI tomou as seguintes medidas.
- Abertura dos portos às nações amigas.
- Liberação da atividade industrial.
- Criação do Banco do Brasil.
- Autonomia administrativa.
- Fundação da academia militar da Marinha e de um hospital militar.
- Criação do ensino superior e vários outros feitos.
Dom João construiu um país que não existia, historiadores são quase unânimes em afirmar que o Brasil certamente fragmenta-se em quatro ou cinco países diferentes se Dom João VI não estivesse vindo para o Brasil.
Dom João podia ser feio, glutão, medroso e fujão, mas isso não o impediu de realizar vários feitos.

Nenhum comentário: