sábado, 27 de setembro de 2008

"Moeda revela que Cleópatra não era tão bela"

Segundo uma moeda antiga, exibida recentemente na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, Marco Antônio e Cleópatra, que formaram um dos casais mais românticos e badalados da história, não eram tão belos como têm sido caracterizados em filmes e na literatura.
A moeda de prata, correspondente ao ano 32 a.C., mostra de um lado Marco Antônio e, do outro, Cleópatra. Nela, a rainha egípcia aparece com um queixo sobressalente, lábios muito finos e nariz pontiagudo, enquanto Marco Antônio tinha olhos esbugalhados, nariz proeminente e pescoço muito grosso.
Especialistas afirmam que essa imagem que temos de Cleópatra ter sido uma rainha muito bela e adorada por políticos e generais romanos, vem de artistas do século XIX e imagens modernas de Hollywood que aumentaram a idéia de que Cleópatra era de grande beleza. No entanto, uma pesquisa recente parece estar em desacordo com essa imagem.
A diretora de museus arqueológicos da Universidade, Lindsay Allason-Jones, afirmou que "a imagem da moeda está longe de ser como Elizabeth Taylor e Richard Burton". "Os escritores romanos nos dizem que Cleópatra era inteligente e carismática, e que tinha uma voz sedutora, mas não mencionam sua beleza. A imagem de Cleópatra como uma sedutora bonita é mais recente", ressaltou Allason-Jones.
Cleópatra aparece em um lado da moeda com a inscrição: "Cleopatra Reginae regum filiorumque regum", que significa "Por Cleópatra, Rainha de reis e dos filhos de reis". A moeda estava em poder da Sociedade de Antiquários de Newcastle upon Tyne, desde 1920.

Nenhum comentário: